Conselho Federal de Medicina proíbe prescrição de anabolizantes para fins estéticos

Esteroides anabolizantes só podem ser prescritos a pacientes com deficiência na produção desses hormônios

O Conselho Federal de Medicina (CFM) passa a proibir a prescrição de esteroides androgênicos e anabolizantes com finalidade estética, ganho de massa muscular e melhora do desempenho esportivo. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 11 de abril de 2023.

 

A justificativa para a proibição foi a inexistência de comprovação científica acerca dos benefícios dos hormônios androgênicos e da segurança dessas terapias. Eles vinham sendo usados para estética, ganho de massa muscular ou perda de gorduras. Os esteroides anabolizantes devem ser apenas prescritos a pacientes com alguma deficiência na produção dos hormônios.

 

A resolução também veta a realização de cursos e eventos que estimulem o uso dos anabolizantes ou façam apologia de possíveis benefícios dessas terapias androgênicas para fins estéticos ou de melhora esportiva. A resolução do CFM foi corroborada pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício (SBMEE), Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e Associação de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), que emitiram nota conjunta em apoio à votação da norma.

 

Seis sociedades médicas já divulgaram uma carta conjunta pedindo para que o CFM votasse uma regulamentação sobre o uso de esteroides e similares para fins estéticos e de performance.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100