Ação flagrou 35 infrações na manhã desta sexta-feira (4); motoristas sem credencial ocupavam vagas reservadas a idosos, pessoas com deficiência e TEA
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, na manhã desta sexta-feira (4), uma operação de fiscalização para coibir o uso indevido de vagas especiais na região de Águas Claras. Ao todo, 35 veículos foram notificados por estacionamento irregular, sendo que 15 ocupavam vagas reservadas para idosos, pessoas com deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sem portar a devida credencial.
Durante a ação, um dos veículos foi removido ao depósito da autarquia por desrespeitar as normas de trânsito.
“O Detran-DF reforça a necessidade de os demais condutores respeitarem as vagas especiais, já que muitos dos usuários têm mobilidade reduzida. Além de ser uma infração, essa atitude demonstra falta de empatia com idosos e pessoas com deficiência”, destacou Bruno Baruque, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF.
Infração grave
Estacionar indevidamente em vagas reservadas é considerado uma infração gravíssima, conforme o inciso XX do artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade inclui multa no valor de R$ 293,47, registro de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e possibilidade de remoção do veículo ao depósito.
A operação integra o conjunto de ações regulares do Detran-DF para promover a educação no trânsito e garantir o respeito aos direitos das pessoas com mobilidade reduzida.