Imagem web
Com um total de 11 candidatos no primeiro turno das eleições de 2018 para governador do Distrito Federal, a maioria dos derrotados concorre à câmara dos deputados após quatro anos
São eles: Alberto Fraga (PL), Eliana Pedrosa (União Brasil), Professora Fátima Sousa (PSol), General Paulo Chagas (Podemos), Rodrigo Rollemberg (PSB) e Rogério Rosso (PP) que agora, são candidatos a deputado ou deputada federal.
Dos que disputaram o GDF em 2018 dois optaram por repetir o mesmo plano em 2022: Ibaneis Rocha (MDB), que saiu vitorioso e concorre à reeleição; e Renan Arruda (PCO), que teve a candidatura rejeitada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).
E falando sobre os candidatos, o STF decidiu manter a candidatura de Izalci Lucas ao governo do DF. O Supremo Tribunal Federal (STF) através da decisão do ministro Ricardo Lewandowski rejeitou um pedido liminar do diretório do partido Cidadania, no DF, que acionou a Justiça para que Izalci não disputasse o pleito. Contudo, o ministro concluiu que a candidatura do senador foi confirmada em convenção partidária e que era de conhecimento público.
De acordo com o processo, de interessa de Paula Belmonte, deputada distrital, que declarou "estranheza em relação à ausência de todos os membros do colegiado distrital indicado pelo PSDB-DF", Lewandowski afirmou que a fala da deputada "se mostra aparentemente incompatível", e completou dizendo que abre aspas, "Assim, tenho que a versão narrada na petição inicial – ao menos neste momento processual de cognição sumária – não encontra alicerce seguro nas provas constantes dos autos", fecha aspas.
Portanto, Izalci Lucas mantém a sua candidatura ao GDF.
Fonte: G1/Metropoles