Águas Claras continua em 2º lugar no DF de casos da Varíola dos macacos confirmados

Imagem web

 

 118 casos confirmados na capital

 

A Secretaria de Saúde (SES-DF) em nota, no final da tarde desta segunda-feira (15/8), informou que o Distrito Federal chegou a 118 casos confirmados da varíola dos macacos (Monkeypox).

No detalhamento do boletim epidemiológico, foram constatados 113 casos confirmados da Monkeypox em homens, e cinco em mulheres. A pasta iniciou os testes para a detecção da doença, que agora são realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e pela rede privada, desde o inicio de agosto. Todos os casos confirmados são de pessoas acima dos 18 anos, e ao todo, 154 casos foram descartados pela pasta após investigação.

Transmitida pelo contato próximo de uma pessoa para outra, pelo contato com lesões, fluídos corporais e materiais contaminados, a Monkeypox se manifesta na maioria dos casos de forma leve, contudo imunossuprimidos com HIV/Aids, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade, possuem um alto risco de agravamento.

Durante os primeiros dias, os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, seguidas por erupções cutâneas (na face, palmas das mãos, solas dos pés), lesões, pústulas e, ao final, crostas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a doença como emergência global no dia 23 de junho.

Mas quando procurar por atendimento médico?

Deve procurar atendimento, qualquer pessoa com lesões de pele como manchas e bolhas d'água, com ou sem pus. A relação sexual casual é um dos principais fatores de risco para a infecção. Devem buscar unidades de saúde, principalmente: indivíduos com parceiros ou parceiras sexuais ocasionais que tenham tido contato com casos confirmados ou suspeitos, além de pessoas que viajaram para locais com prevalência de diagnósticos.

Regiões com maior número de ocorrências:

Plano Piloto: 19
Águas Claras: 14
Ceilândia: 12
Samambaia: 9
Guará: 8


Casos por faixa etária

0 a 10 anos: 0
11 a 19 anos: 1
20 a 29 anos: 42
30 a 39 anos: 57
40 a 49 anos: 12
50 a 59 anos: 6
60 a 69 anos: 0

 

 

 

Fonte: CB/G1

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100