Imagem web
Quem foi fazer compras no final de semana, ou hoje, já se deparou com mudanças. É que partir desta segunda-feira (1º), as sacolas plásticas comuns distribuídas em lojinhas e supermercados para transportar mercadorias estão com horas contadas no Distrito Federal. Tão comuns e práticas, a distribuição ou venda das sacolinhas está proibida, e apenas as feitas com material biodegradável ou biocompostável, que demoram menos tempo para se decompor, poderão ser usadas no comércio local.
Sancionada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, a proibição de sacolas com matérias que agridem o meio ambiente está prevista na Lei Distrital 6.864, de 21 de junho de 2021. Contudo, para que a população se adéqüe, o prazo foi estendido neste fim de semana.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Supermercados do DF (Sindisuper), Jair Prediger, as empresas associadas já estão cientes e adequadas para cumprir a determinação. Ele ainda explicou que os estabelecimentos comerciais devem estimular o uso de sacolas reutilizáveis, assim consideradas aquelas que sejam confeccionadas com material resistente e que suportem o acondicionamento e o transporte de produtos e mercadorias em geral, conforme a norma legal.
Os supermercados para tentar diminuir custos e garantir que os consumidores saiam dos estabelecimentos com seus produtos deverão vender sacolas reutilizáveis, feitas com material resistente e não poluentes.
A primeira cidade no país a proibir a distribuição de sacolas plásticas em supermercados foi Belo Horizonte em 2011. De lá para cá, muitas outras cidades brasileiras já adotam a medida e o movimento para proibir o uso de sacolas plásticas comuns tornou-se crescente.
Fonte: Agencia Brasil