Junho vem chegando e DF pode passar por nova frente fria

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

 

A temperatura segue em queda na capital, e conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com a chegada do inverno, que começa oficialmente em 21 de junho, a queda nos termômetros será favorecida

 

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que com a chegada do inverno, que começa oficialmente em 21 de junho, os moradores do Distrito Federal devem se preparar para a possível chegada de uma nova frente fria. Na madrugada desta segunda-feira (30/5), o DF registrou como mínima 7,3ºC, em Águas Emendadas.

O meteorologista Olívio Bahia explica que “Pode ser que tenha, no próximo mês (junho), uma nova frente fria avançando. Esta semana não tem nenhum tipo de indicativo, mas estamos entrando no inverno, e com isso imaginamos que as temperaturas sejam mais baixas e o clima, mais seco”. De acordo com o especialista, o último mês foi de transição para a capital federal. “As madrugadas já mudaram completamente, precisamos usar roupas mais pesadas, principalmente quando está ventando”, pontuou.

A frente fria que atualmente atua no norte do Rio Grande do Sul, ainda de acordo com Olívio,  não deve alcançar o DF. “Ela não tem força para chegar a latitudes mais baixas. Ou seja, não chega aqui (no DF). Mas, nos próximos dias, outra frente fria pode se formar. Vamos acompanhar a intensidade do sistema para ver se ele entra avançando no território brasileiro”, diz.

A previsão é que os termômetros alcancem até 29ºC, nesta segunda-feira, e a umidade relativa do ar deve variar entre 85% e 20%. “Já começamos a sentir o ar seco, sujo. Seja no valor de 30% ou 20%, se saímos para fazer uma caminhada, por exemplo, já começamos a sentir a pele ressecada. Com poucas nuvens, a radiação mesmo menor, ainda é alta e provoca impacto na pele”, explica.

O meteorologista ainda afirma que nos próximos dias, o tempo fica seco, com poucas nuvens e predomínio de sol. “Então a indicação é beber bastante líquido, manter o corpo hidratado”, diz. Vai haver pouca mudança nos próximos dias, de acordo com o especialista. “Veremos temperaturas elevadas durante o dia, baixas pela noite, e umidade baixa. Isso é característico dessa época do ano. Uma ou outra vez devemos enfrentar frentes frias como a última, mas é algo esporádico”, destaca.

É recomendado pela Defesa Civil é beber, pelo menos, seis copos d'água por dia, pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, ter toalhas molhadas e bacias de água nos quartos, usar roupas leves e, se possível, de algodão. Inclui-se também nas recomendações não fazer exercícios físicos entre 10h e 17h e evitar queima de lixo e entulho. Confira a orientação para cada nível de medição abaixo.

 

Confira a orientação para cada nível de medição:

 

Entre 21% e 30% por cinco dias consecutivos: estado de atenção

- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;

- Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;

- Consumir água à vontade.

 

Entre 12% e 20% por dois dias seguidos: estado de alerta

- Observar as recomendações do estado de atenção;

- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h;

- Evitar aglomerações em ambientes fechados;

- Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.

 

Abaixo de 12% por dois dias seguidos: estado de emergência

 

 

 

 

Com informações CB.

 

 

 

 

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100