Lançamento da Carteira de Identidade Nacional

 

Foto Agência Brasil

 

Foi anunciado o novo modelo da carteira de identidade, que agora terá um número único de identificação válido em todo o país

 

Logo após o hino nacional ser cantado pelas autoridades presentes o modelo da nova identidade foi mostrado por meio de vídeo durante cerimônia no Palácio do Planalto. Tudo em um só lugar! Essa é a principal proposta do novo documento de identificação. Além de ter a versão física e digital inclusive com QR Code a ideia é que o CPF seja o número único para registro em todo o país.

O novo documento de identidade nacional vai ter prazo de validade de acordo com a idade do portador no momento da emissão, e vai funcionar assim:  

  • Até 11 anos de idade = 5 anos;
  • De 12 a 59 anos = 10 anos;
  • A partir dos 60 anos = Indeterminado.

O ministro da economia estava entre as autoridades com oportunidade de fala na cerimônia. Paulo Guedes lembrou que até mesmo o Sistema Único de Saúde, SUS, vai ser beneficiado com a modernização. Já o ministro da Justiça e Segurança Pública explicou que atualmente, um cidadão pode ter uma carteira de identidade com um número em um estado e, caso solicite o documento em outro estado, vai obter um novo número. Dessa forma, a mesma pessoa pode ter 27 números diferentes de identificação. A ideia, então, é principalmente coibir esse tipo de fraude.

 Não é necessário que o cidadão se apresse para trocar o documento. A carteira de identidade que já temos vai continuar sendo aceita por até 10 anos para a população de até 60 anos de idade. Para os que têm acima de 60 anos, vai ser aceita por prazo indeterminado.

Quanto a emissão gratuita das Carteiras de Identidade vai permanecer sob responsabilidade das secretarias de Segurança Pública de cada unidade da federação.

 O decreto assinado pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, entra em vigor em 1º de março deste ano. Os institutos nacionais de identificação têm até 6 de março de 2023 para se adequarem à mudança.

 

 

 

 

 

Fontes: Gov.br, Agência Brasil, G1.

Por Ernandes Almeida

 

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100