CrossFit, a explosão de saúde!

 

Imagem web

 

Mitos e verdades rondam a modalidade esportiva que vem ganhando novos adeptos a cada dia

 

Dinâmico e totalmente diferente do que você já experimentou, o CrossFit se baseia em treinos funcionais variados e de alta intensidade, atraindo novos adeptos a cada dia. Com o objetivo de preparar seus praticantes para qualquer atividade do dia a dia, essa modalidade surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e traz como resultado um condicionamento físico completo. 

Ao contrário do que se pensa, o CrossFit é indicado para qualquer pessoa de acordo com o objetivo pessoal e a afinidade de cada um. É muito comum os alunos se ajudarem e se motivarem, consolidando parcerias e amizades. Esse aspecto de união é algo já observado no primeiro contato com a modalidade, que normalmente costuma ter mais novos adeptos do que desistentes.

Sempre realizado em grupo, no CrossFit os praticantes são desafiados a superar seus próprios limites, e nunca se acomodam nos exercícios, que são alterados diariamente, oferecendo um desafio constante aos músculos.

O CrossFit é uma marca e tem um dono. Para usar é necessário obter a licença para o uso dessa marca pagando uma anuidade de 2 mil dólares à organização americana de Greg Glassman, criadora da modalidade a qual o Brasil está em segundo lugar no ranking dos países com maior número de boxes de CrossFit, perdendo apenas para os Estados Unidos. Então, se você tem curiosidade de saber um pouco mais, vamos lá.

Especificando, não é a academia de CrossFit, é o boxe. Isso porque os espaços grandes e quadrados se assemelham a caixas (box em inglês), daí o nome. Nessas boxes são montados os desafios, que contém vários tipos de exercícios.

Rafael Albuquerque é professor de educação física e dá aulas de CrossFit em uma academia de Águas Claras e diz que o mais importante é ter um acompanhamento profissional, pois por se tratar de um esporte bastante dinâmico, existe a necessidade de uma boa orientação. “Muitos mitos rondam o CrossFit, mas é preciso saber que diferentemente do que se fala, é um esporte para todos, onde você vai desenvolver sua capacidade física, dentro do seu limite, extraindo o melhor que você possa ofertar a cada dia”, afirma.

Ele explica que a grande diferença observada é justamente o que torna a atividade atrativa e cativante: o fato de os treinos serem diferentes a cada dia. “Não se repete o mesmo treino do dia anterior, o que possibilita desafios diferentes, motivando ainda mais o aluno. Com isso, são movimentos distintos que aguçam esse aluno que precisa aprender a se movimentar e é aí que nós, professores, entramos”, explica Rafael. “Dentro dessa complexidade é preciso saber se movimentar corretamente para um bom desempenho, unindo a funcionalidade com a técnica ensinada, ou seja, sempre bem feito de início para aprender a fazer mais intenso, esse é o caminho, a evolução”, finaliza.

Fazer atividades físicas é primordial, mas compreendendo a visão de saúde de uma maneira mais global, não é só se alimentar bem, ou executar alguma modalidade. Isto abrange o processo de estilo de vida, que envolve o descanso, as horas vagas e o nível de estresse que influencia diretamente em nossa saúde. E essa tríade formada por nutrição, atividade física e a recuperação dentro do seu estilo de vida é o que vai realmente trazer benefícios para nossa saúde, tanto na parte mental quanto na social. Movimente-se!



Por Luiza Frazão Valente.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100