Hemocentro de Brasília pede ajuda

 

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

 

Os estoques de sangue no DF seguem em forte queda. Os primeiros dias de 2022 registraram média de 126 bolsas coletadas por dia

 

O fluxo de doadores na Fundação Hemocentro de Brasília caiu sensivelmente na primeira semana do ano – a redução foi de 23% no período. Com apenas 94 doações efetivadas nos dias 2 e 3 de janeiro, considerados os piores dias, os primeiros dias de 2022 registraram média de 126 bolsas coletadas por dia – a média de doações em 2021 foi de 163 doações diárias.

No Hemocentro de Brasília, a redução nas doações deixa os estoques de sangue em níveis alarmantes, todos os grupos sanguíneos negativos e os tipos O e A positivo estão em níveis baixos ou críticos. Com a escassez dos doadores, procedimentos de rotina e cirurgias eletivas podem ser adiados ou até canceladas para que as emergências sejam priorizadas.

A Kelly Barbi, chefe da Subseção de Captação de Doadores do Hemocentro de Brasília, destacou que “A gente nunca sabe quem vai precisar amanhã. Também temos muitos pacientes que precisam de transfusões com frequência. Então, a mobilização da nossa sociedade neste momento é importantíssima para que as pessoas que precisam continuem sendo atendidas”.

 

Doe sangue

 

O agendamento da doação de sangue segue obrigatório, para não haver aglomerações, e deve ser feito pelo site agenda.df.gov.br. O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), próximo ao Hran e a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue: www.hemocentro.df.gov.br

Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue – para quem teve covid-19, são 30 dias. Já quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de covid-19 ou gripe deve esperar 14 dias para se candidatar à doação de sangue.

Com relação às vacinas, o tempo de impedimento é mais curto: a vacina contra gripe e a Coronavac impedem a doação de sangue por dois dias após a dose. Já as vacinas Pfizer, Astrazeneca e Janssen impedem por sete dias após cada dose.

 

* Com informações do Hemocentro

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100