Balanço divulgado pelo MEC aponta que vagas de ensino superior em 2021 foram maiores nos cursos à distância

 

Programas auxiliam em bolsas em ensino superior

 

Cerca de 600 mil vagas nos cursos de graduação foram criadas aproximadamente apenas no ano de 2021, isso de acordo com o balanço do Ministério da Educação (MEC) divulgado na última semana. Disparado na frente, a modalidade de ensino a distância recebeu o maior número de vagas 436,3 mil. Já os nos cursos presenciais foram ofertadas 159,8 mil vagas.

Ainda de acordo com o MEC, essas vagas foram distribuídas nos 1.576 novos cursos autorizados pelo órgão, beneficiando mais de 650 instituições de educação superior. Esse índice foi o maior entre 2015 e 2021, e quem lidera com 112 cursos superiores autorizados é o curso de Enfermagem, seguida pelo de Direito com 108, Pedagogia com 90, Psicologia com 85 e Administração com 72.

Bons índices nos atos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso, também foram registrados pelo MEC além da autorização de curso. O resultado foi de 925 cursos reconhecidos e 8.214 cursos com renovação de reconhecimento.

Feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao ministério, a avaliação dos cursos utiliza como critérios a infra-estrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica da faculdade.

Já as bolsas de estudo incentivam entrada no ensino superior, que contam com programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema privado também influencia com novas vagas e oferecem bolsas de estudo, com destaque para o Educa Mais Brasil que disponibiliza descontos em instituições de ensino superior, escolas, cursos profissionalizantes, entre outros. Atuando em parceria com instituições que oferecem cursos com autorização do MEC, o Educa ajuda no processo de facilitar o pagamento da matrícula e mensalidades.

 

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100