Núcleos da Saúde atuam com 57 equipes especializadas na atenção primária

 

Os núcleos de saúde da família do DF, atuam com espaços multifuncionais, atualmente com 57 equipes especializadas na atenção primária que trabalham corrigindo dificuldades e reforçando os serviços ofertados. Do total de núcleos, 32 são denominadas consistidas, têm suas equipes completas, com cinco profissionais. As 25 restantes são consideradas em transição. Uma equipe que conta com todos os profissionais necessários é composta por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicólogo e fonoaudiólogo. Já as equipes em transição podem ter apenas três pessoas. Os núcleos foram criados pelo Ministério da Saúde, tendo sido descontinuados. No entanto, estados e municípios que já mantinham o programa, como o DF, deram seqüência às ações.

Segundo os relatos dos profissionais das equipes, muitas vezes uma dor ou fratura pode significar um distúrbio psicológico ou caso de violência doméstica. Sendo assim, é fundamental o atendimento da equipe multidisciplinar dos Nasf.

Os coordenadores de Saúde da Família se preparam agora para a retomada de alguns programas interrompidos durante a pandemia, como a promoção de diálogos coletivos e grupos de meditação.

Estudos realizados estimam que 85% das demandas de saúde possam ser atendidas na atenção primária. Para que essa meta seja atingida, tem sido fundamental o trabalho do Núcleo Ampliado de Saúde da Família.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100