Viajantes no Brasil - Vejam quais são as regras no momento

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, publicou na segunda-feira  um guia com informações necessárias aos viajantes para a entrada no Brasil por via aérea, terrestre e marítima.

O documento tem como base portaria publicada pela Casa Civil no último sábado de novembro que estabelece restrições específicas e temporárias para a entrada de viajantes no país diante do surgimento da variante Ômicron.

Em relação as restrições, estão proibidos, em caráter temporário, vôos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem por países como: - República da África do Sul, - República da Namíbia, - República do Zimbábue.

A regra não restringe a entrada de brasileiros, de qualquer natureza ou origem. No entanto, os que estiveram em um dos seis países listados precisam cumprir quarentena de 14 dias na cidade de destino final no Brasil.

São eles:

- República da África do Sul

- República de Botsuana

- Reino de Essuatíni

- Reino do Lesoto

- República da Namíbia

- República do Zimbábue

Também faz parte das novas orientações o preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante nas 24 horas anteriores ao embarque para solo brasileiro, sendo que todos devem apresentar um exame RT-PCR não detectável, ou seja, negativo para Covid 19, realizado nas últimas 72 horas antes de embarcar. Também é aceito o teste negativo do tipo antígeno, realizado em até 24 horas antes da embarcação.

Crianças menores de 12 anos viajando acompanhadas não precisam apresentar o exame e as viagens de navios de cruzeiro continuam autorizadas, sendo obrigatório o cumprimento do protocolo estabelecido pela agência reguladora.

Em relação aos navios, estão autorizados somente os que naveguem exclusivamente em águas brasileiras durante a temporada de cruzeiro.

O guia completo com as novas orientações e os formulários necessários podem ser acessados no site gov.br/ANVISA.

 

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100