Comércio ilegal de computadores da UnB são feitos pela internet

Uma preocupação assombra os servidores da Universidade de Brasília ( UnB). Estão sendo comercializados computadores e objetos furtados na reitoria da instituição.

Além do dano, os objetos contêm informações sobre pesquisas acadêmicas que dificilmente serão recuperadas. Além disso, dados pessoais de alunos e servidores da maior universidade pública do Distrito Federal estão armazenados em discos rígidos levados durante a última ocupação do prédio promovida por estudantes.

Foi possível averiguar que em um site de compra e venda, há imagens de duas CPUs com etiquetas de identificação de patrimônio da UnB. Cada uma é comercializada por R$ 275. O anunciante, que se apresenta apenas como Murilo, não se preocupou em esconder o indício da procedência criminosa.

A curta descrição do produto não impede a identificação do objeto do patrimônio da UnB. Nas fotos, segundo servidores da própria universidade, é possível notar que os artefatos anunciados se tratam de computadores que pertenciam à instituição de ensino. Funcionários da UnB informa que as peças são idênticas às desaparecidas e, embora nas imagens as etiquetas não estejam nítidas, são exatamente como os demais equipamentos semelhantes aos da reitoria.

Não se tem ainda um balanço oficial de todo o material que desapareceu do prédio da reitoria durante a ocupação de estudantes – de 12 a 30 de março –, mas há duas investigações em curso para mensurar os danos: uma na Polícia Federal, outra na Polícia Civil.

 

Preocupados, servidores registraram os casos no sistema da universidade e na 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte). Além dos equipamentos, foram levados objetos pessoais, como casacos e canecas.

 

 

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100