Quarta etapa do Hackathon é vencida por Estrutural, Águas Claras e SIA

 

 

Promovido pelo Codese-DF e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o evento mapeou seus “tesouros” locais das 33 regiões administrativas do DF

 

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) realizou a quarta e última fase do Hackathon “O DF que a gente quer”, que contou com a participação de representantes de Taguatinga, Vicente Pires, Estrutural, SIA, Águas Claras, Arniqueira, Guará I e II, Cruzeiro, Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste, Noroeste, Lago Sul e Lago Norte. Com a etapa de conclusão promovida no último sábado (19), o evento, que tem a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), foi um sucesso.

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Alvimar Camacam, se manifestou após o evento, “Estamos orgulhosos de fomentar esse projeto. Todas as iniciativas dialogam com o momento e objetivos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que é conhecer e reconhecer as vocações, áreas de interesse, polos e áreas de desenvolvimento econômico do DF, contribuindo inclusive para o levantamento de dados estruturados dessas regiões”, disse o secretário.

Envolvendo todas as 33 regiões administrativas do DF, o evento foi dividido em quatro eventos, nos meses de fevereiro e março. Durante o Hackathon, a população de cada cidade mapeou seus “tesouros” locais, escolhendo aqueles com potencial de se transformarem em riquezas de desenvolvimento socioeconômico regionais.

Alvimar, que foi um dos jurados no evento, também pontuou o orgulho em fomentar o projeto. “Todas as iniciativas dialogam com o momento e objetivos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que é conhecer e reconhecer as vocações, áreas de interesse, polos e áreas de desenvolvimento econômico do DF, contribuindo inclusive para o levantamento de dados estruturados dessas regiões”, destacou.

 

Ranking

A animada equipe da Estrutural levou o primeiro lugar com um projeto de parceria público-privada para a criação de uma usina reciclável na região, para o reaproveitamento da sobra do lixo que o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) não consegue processar.

Já o segundo lugar ficou para Águas Claras, com o projeto de um centro de cultura e economia criativa; e o projeto do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), para criação do Centro de Entretenimento do DF (um polo cultural e gastronômico na única região administrativa que não possui residências), ficou em terceiro.

A menção honrosa veio para Vicente Pires, com o projeto de criação do app Super Condomínio, onde a cidade seria mapeada com a criação de redes de articulações para integrar os condomínios e comerciantes da região.

 

Os melhores projetos das quatro fases do Hackathon “O DF que a gente quer” para o aproveitamento dessas e outras riquezas serão apresentadas e premiadas em um evento no auditório do Museu Nacional, próximo à Rodoviária do Plano Piloto, no próximo dia 26 de março, às 15h.

 

Para mais informações, acesse odfqueagentequer.org.

 

*Com informações da Desenvolvimento Econômico do DF/ Agência Brasília

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100