Novo Ensino Médio: Educação que prepara para a vida

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As unidades da Rede La Salle do DF estão se dedicando à nova proposta

 

Comunicação La Salle Águas Claras

 

Previsto no Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio emergiu de mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da Lei nº 13.415/2017, que alterou essa etapa da educação. Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), a partir de março de 2022, as escolas públicas e privadas deverão adequar seus currículos para que o Ensino Médio atenda as demandas das novas e futuras gerações, pois o modelo atual não tem respondido de forma satisfatória às exigências da contemporaneidade.

Mas, afinal, quais serão as mudanças? Quais serão as novidades no Ensino Médio? Quais são os benefícios para a educação e para a formação dos estudantes? Essas e muitas outras perguntas surgiram ao longo da discussão da proposta para o segmento. Pretendemos abordar alguns desses aspectos e outros pontos.

O Novo Ensino Médio tem o intuito de oportunizar ao jovem ser o centro do processo escolar, de modo a promover uma aprendizagem com maior sentido e complexidade, que incentiva o seu desenvolvimento integral, por meio do estímulo ao protagonismo, à autonomia e à responsabilidade por suas escolhas e seu futuro.

Conforme o artigo 36 da LDB, o currículo no Ensino Médio deverá ser composto  por Itinerários Formativos, além da Formação Geral Básica, em conformidade com as orientações da BNCC. Dessa forma, os estudantes cursarão as seguintes competências: I - Linguagens e suas Tecnologias; II - Matemática e suas Tecnologias; III - Ciências da Natureza e suas Tecnologias; IV - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e V - Formação Técnica e Profissional, contemplando esta última os Itinerários Formativos.

Os Itinerários Formativos são a parte flexível do currículo, por meio dos quais os estudantes podem escolher se aprofundar em áreas do conhecimento de acordo com seus interesses, aptidões e objetivos. Com isso, os estudantes serão capazes de aprofundar e ampliar aprendizagens, desenvolver habilidades e resolver as demandas complexas da vida cotidiana.

 

 Preparação Rede La Salle do DF

Ao longo do primeiro semestre de 2021, os Diretores, Supervisores Educativos e Coordenadores do Ensino Médio das quatro unidades da Rede La Salle do Distrito Federal (Águas Claras, Brasília, Núcleo Bandeirante e Sobradinho) reuniram-se para discutir as propostas do Novo Ensino Médio. Segundo a Assessora Educacional da Educação Básica da Rede, Adriana Schneider, o Novo Ensino Médio vem sendo estudado desde 2019. “A Coordenação de Educação Básica, juntamente com a Direção de Missão, compôs um grupo de trabalho com representantes das diferentes regiões do país, e realiza encontros sistemáticos para a organização, elaboração e implementação da proposta de Nova Matriz Curricular, composta pela Formação Geral Básica e pelos Itinerários Formativos. Em 2021, as equipes diretivas das comunidades educativas participaram sistematicamente de reuniões de formação e planejamento, adequando a proposta à realidade local com foco em garantir a qualidade do processo de aprendizagem”.

Adriana afirma que a proposta permite ao estudante ser protagonista do processo de ensino e aprendizagem, o que permite autonomia e melhores direcionamentos no preparo para o mercado de trabalho e para a vida . “O Novo Ensino Médio propõe dar protagonismo ao jovem, sendo ele o sujeito de seu aprendizado, e propõe dar significado ao objeto de estudo, possibilitando ao estudante prosseguir com seu projeto de vida, seus estudos futuros e sua inserção no mundo do trabalho”, pondera.

Para implementação da proposta na Rede La Salle, a Assessora tem boas expectativas: “É uma nova caminhada a ser construída, de forma coerente e tendo como foco principal a aprendizagem de nossos estudantes.  Esse momento de transição exige muito estudo e trabalho conjunto, para refletirmos sobre o fazer pedagógico eficiente e eficaz, que atenda às principais necessidades de nossos educandos.”.

Outro grupo de grande relevância é o de professores, os quais precisarão se adaptar às novas mudanças, pois trabalharão de forma efetiva e interdisciplinar, o que vai exigir profissionalismo e formações continuadas. “A Rede La Salle, em parceria com a Unilasalle, já implementou um curso de Pós-Graduação específico em Itinerários Formativos. Além disso, durante o segundo semestre de 2021, intensificamos as formações relativas à Formação Geral Básica e aos Itinerários Formativos, para todos nossos professores, com foco em currículo, metodologia e avaliação.”, conta Adriana.

A educação lassalista vê-se desafiada e, ao mesmo tempo, comprometida com a formação integral dos que lhe são confiados e com a construção de uma sociedade fraterna, solidária e justa.

 

 

Saiba tudo sobre a proposta do Novo Ensino Médio da Rede La Salle. Aponte a câmera do celular no QRCode ao lado ou acesse o link: https://novoensinomedio.lasalle.edu.br/

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