Dormir bem: como garantir uma boa noite de sono para o seu filho

A hora de ir dormir se transformou em um caos. Nessas horas é fundamental estabelecer o ritual do sono

Imagem relacionada

(Reprodução)

Que dormir é imprescindível para o desenvolvimento infantil, todo mundo sabe. No entanto, muitas crianças não têm uma rotina de descanso tranquila, e isso traz consequências negativas para o dia a dia delas. Alguns exemplos? Os pequenos que dormem mal ficam irritados facilmente, não prestam atenção às aulas e podem até apresentar déficit de aprendizagem. Por isso, os pais devem regular o sono dos filhos desde os primeiros meses de vida, e a regra número um para chegar lá é estabelecer uma rotina. Sim, criar uma sequência de atividades, como escovar os dentes, vestir o pijama e ler uma história, sempre no mesmo horário, estimula a criançada a dormir bem a noite inteira.

Para lidar com os desafios de cada fase,  a criança precisa que o seu dia  tenha atividades com horário e sequência estabelecidos. Isso  permite a ela saber e esperar pelo que vai acontecer. É a rotina que traz previsibilidade e estabilidade, dois elementos fundamentais para que a criança consiga se organizar e se sentir segura.

Portanto, é fundamental para a criança que o momento de ir para a cama seja precedido por atividades que se repetem todos os dias na mesma sequência e no mesmo horário. A criança vai se apropriando da rotina,  o corpo reconhece o ritual e se prepara para o que está por chegar o sono.

As crianças que usam celulares e tablets perto da hora de dormir ficam mais suscetíveis a problemas de saúde, como depressão e obesidade. Isso porque os eletrônicos mantêm o cérebro alerta, o que provoca insônia. Por sua vez, a falta de sono afeta a atividade dos hormônios, facilitando o surgimento de doenças. Segundo os pesquisadores, o ideal é reduzir a intensidade da luz emitida pelas telas e desligar os aparelhos de 30 minutos a duas horas antes de deitar.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100