Parque Ecológico de Águas Claras ganhará Feira Permanente

Projeto faz parte de programa do governo para atrair visitantes a áreas públicas no DF


A infraestrutura ficará a cargo da Seagri, que disponibilizará barracas de exposição para os produtores
(Foto: Reprodução/Internet)

Dois dos mais movimentados parques ministrados pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) passarão a contar, em breve, com uma Feira Permanente de produtos orgânicos. Entre eles, está o Parque Ecológico de Águas Claras. O parque recebe em média cinco mil visitantes nos fins de semana, e está atrás apenas do Parque da Cidade (que fica no Plano Piloto).


Leia mais notícias em Cidade

A iniciativa é uma parceria do Ibram com as Secretarias de Meio Ambiente (Sema) e da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri). O outro parque que receberá a feira permanente é o Olhos D'água, da Asa Norte, que recebe cerca de três mil pessoas nos fins de semana.


Os produtos serão comercializados dentro dos parques, sendo os produtores selecionados através de edital de chamamento público feito pela Sema. A infraestrutura ficará a cargo da Seagri, que disponibilizará barracas de exposição para os produtores.


Quanto aos responsáveis pela comercialização dos produtos orgânicos, todos possuem cadastro no Programa Boas Práticas Agropecuárias.


Para a gerente de parques do IBRAM, Marcela Versiani, a iniciativa é de grande valor ambiental, pois contribui para a conscientização da importância da produção orgânica para o meio ambiente. O gerente de manutenção dos parques do IBRAM, André Luiz Mendonça, lembra que esta ação vai, exatamente, ao encontro do Decreto 37.115, que criou o Programa Brasília nos Parques. "A finalidade do programa é de, justamente, incentivar o uso público das áreas verdes", salienta.

O Programa é coordenado por um comitê gestor, composto por 11 órgãos governamentais. “Todas as Secretarias começam atuar de alguma forma, e obedecendo a vocação do parque, trazendo a comunidade cada vez mais para dentro desses espaços ecológicos”, explica o gerente, lembrando que, a princípio, as feiras começarão por esses dois parques, mas que a ideia é estender o projeto a outros parques coordenados pelo instituto.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100